terça-feira, 27 de abril de 2010

Inércia
Introdução
A série de experimentos a seguir, com material bem simples, evidencia a propriedade da inércia inerente a todos os corpos materiais. Todo corpo, atendendo à primeira lei de Newton ou Princípio da Inércia, em linguajar bem popular, diz "deixe-me estar como estou"; se estou em repouso quero continuar em repouso e, se estou em movimento, quero continuar com a velocidade que estou. Qualquer tentativa de retirar-me do estado atual (repouso ou movimento) encontrará séria imposição.
Cientificamente a primeira lei diz:
"Todo corpo isento da ação de forças externas ou sujeito a um sistema de forças de resultante nula, estará em repouso ou estará executando movimento retilíneo e uniforme."
O referencial onde isso se verifica denomina-se "referencial inercial".
Experimento 1: Garrafa 'fixa'


Um puxão brusco no papel retira-o de sob a garrafa com água, sem que essa se desloque. Em geral, o receio de quebrar a garrafa, faz com que o puxão não seja tão brusco como o sistema solicita. Use garrafas de plástico para ensaiar o experimento e perder o temor.

Experimento 2: As moedas 'coladas'

Sobre uma mesa, faça uma bela pilha com peças de jogar damas. Com o bordo largo de uma régua (largura não superior à espessura da 'pedra'), dê um golpe seco na peça inferior. Esta será expulsa da pilha sem que as demais sequer oscilem. Experimente também com moedas.






Dinâmica
(Do ponto e dos sistemas)

I. Leis de Newton
1. Conceitos fundamentais - A dinâmica estuda a correlação entre os movimentos (efeitos) e as forças (causas que os produzem). O conceito geral de 'força' é o de agente físico, de características vetoriais, capaz de modificar a velocidade de um corpo (efeito dinâmico) ou produzir uma deformação no mesmo (efeito estático). Forças podem agir individualmente ou em conjunto; em conjunto caracterizam um 'sistema de forças' (veja detalhes em 2.3 - notas).
2. Princípios da Dinâmica - são proposições racionais compatíveis com a experimentação;
2.1. Primeira lei de movimento de Newton ou Princípio da Inércia - "Ponto material livre da ação de forças (ponto isolado ou sujeito a sistema de forças de resultante nula) está em repouso ou realiza movimento retilíneo e uniforme em relação a um certo conjunto de sistemas de referência" ou, dito de outro modo, "Ponto isolado apresenta, num certo conjunto de sistemas de referência, aceleração vetorial nula (a = 0); o conjunto desses sistemas recebe o nome de sistema inercial de referência. Veja detalhes em 'Sistema Inercial de Coordenadas'.












Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barboa
Aluno (a): Francielly,Desiré,Denis e Ariane
Serie: 1º 3
Turno:matutino



Introdução
A série de experimentos a seguir, com material bem simples, evidencia a propriedade da inércia inerente a todos os corpos materiais
*Experiencia da Dinâmica









http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_01.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário